domingo, 27 de março de 2011

Lições de liderança de MIchael Jordan.


O ex-jogador de basquete Michael Jordan é lembrado até hoje como um verdadeiro mito das quadras não só pelo seu talento, mas também porque sabia o caminho para triunfar na carreira e na vida. Destaco abaixo algumas lições descritas por ele. E espero que você possa refletir e trazer para o seu dia a dia.
Tenha metas claras – é fundamental saber o que você quer e seguir em frente. Não deixe que ninguém diga o que você deve fazer. No caminho do sucesso, muitas pessoas tentarão desviá-lo, mas somente com a CERTEZA daquilo que você quer e com o FOCO em se manter na direção correta as coisas realmente acontecerão.
Busca pela excelência - Uma das maiores características de Michael Jordan era exatamente a busca pela EXCELÊNCIA. Ele sempre deixou claro para si mesmo que seu principal objetivo era ser o melhor. Você precisa ter a postura de que não existe alternativa a não ser se tornar o melhor que você pode ser naquilo que faz. Você saberá que está no caminho certo, quando for dormir a noite com o orgulho de ter dado o melhor de si durante o dia. Hoje em dia não existe espaço para amadores, não existe espaço para pessoas medianas. Se você quer realmente se destacar precisa estar perto dos grandes campeões.
Vença seus medos – Uma das principais características de Michael Jordan é justamente a vontade de vencer seus próprios medos

Ele diz que não fica pensando nas conseqüências de errar, se fizesse isso jamais se tornaria quem se tornou. Ele nos lembra de que coragem não é ausência de medo, mas a capacidade de dominar essa emoção.
Comprometimento – muitas pessoas não conseguem alcançar o sucesso porque arranjam desculpas para si mesmas. Se você quer realmente ser melhor e alcançar o sucesso, precisa estar comprometido com essa decisão. Você precisa entender que no caminho do sucesso existe um “preço a ser pago” e somente com comprometimento esse preço não se tornará um fardo.
Aprenda a trabalhar em equipe – uma das famosas frases de Michael Jordan fala justamente sobre a importância de saber trabalhar em equipe. Ele diz; “O talento ganha jogos, mas o trabalho em equipe e inteligência vencem campeonatos”. Quantas pessoas talentosas você conhece que não chegaram a lugar nenhum justamente porque são individualistas e querem fazer as coisas da sua própria maneira? O fundador do Mc Donald´s Ray Croc dizia que “ninguém é mais forte do que todos nós juntos”.
Mantenha os fundamentos – Michael diz que os fundamentos são os pilares que fazem com que tudo mais funcione. Para construir uma carreira de sucesso você deve ser excelente no que fundamenta sua profissão. No basquete é fundamental saber driblar, arremessar, cortar, enterrar, saltar. Não adianta ter enorme impulsão e não saber enterrar a bola na cesta. Você domina os fundamentos básicos na sua profissão?
Seja um líder - Michael Jordan sempre preferiu sempre um exemplo do que alguém que dita o que você deve fazer. Eu também acredito nisso. Se você quer ser um líder precisar se tornar aquilo que deseja ver em outras pessoas. Ninguém segue pessoas incongruentes, que dizem algo, mas não acreditam naquilo que estão dizendo.
O legado de Michael Jordan foi construído em trabalho duro, dedicação, comprometimento e disciplina. Se você quer dar voos mais altos em sua carreira, essas são pistas importantes para chegar aonde você deseja.

2 comentários:

  1. Juro, é uma surpresa ver que você tem um blog, e da hora ainda! hahaha...

    Já viu o documentário que a ESPN passou sobre quando o Jordan foi jogar baseball? É FODA!

    Abraço mano!

    ResponderExcluir
  2. Não vi mano, mais tem um dvd que o phill Jackson contando a historia do Jordan no bulls, falando que ele nao era só um jogador sensacional, eh foda demais.

    ResponderExcluir